Botão do Whatsapp

Você sabia que uma das técnicas que eu gosto de trabalhar é com a Litogravura?

Você sabia que uma das técnicas que eu gosto de trabalhar é com a Litogravura?

 

Esta técnica consiste em gravar uma imagem em uma matriz e assim reproduzir o desenho diversas vezes, como um carimbo. Esse método foi o primeiro utilizado para reproduzir imagens em livros, em um tempo em que os tipos de impressão para reprodução eram muito diferentes dos que existem hoje.

 

Por mais que a técnica não seja tão comum hoje em dia, foi por meio da gravura que chegamos às tecnologias contemporâneas mais rápidas de impressão. Mesmo que os modos tradicionais tenham se tornado obsoletos em vista das novas técnicas, no campo da arte, a gravura tradicional ainda tem o seu lugar.

 

Existem diversas técnicas de gravura. As mais utilizadas são a xilogravura, a gravura em metal, a litografia e a serigrafia. 

 

Apesar de todas serem técnicas de reprodução, cada uma possui suas especificidades, como um material diferente usado como matriz (como pedra, madeira e metal) e uma forma única de reproduzir a imagem. 

 

Na hora de imprimir você usa uma tinta específica para a técnica, ela não seca rápido assim é possível fazer as impressões com calma para que as imagens saiam perfeitas. E além disso, você pode fazer impressões de várias cores ou com mais de uma cor.

 

As minhas obras eram produzidas em pedra, por isso é chamada de Litogravura. É uma técnica da qual me identifico e fiz cursos para me aprimorar. 

 

No post mostro para vocês alguns dos meus trabalhos!

Galeria de fotos

©copyright Nadja Rossato

política de privacidade Logo Artemidas Agência Digital